História
Ao longo de mais de 65 anos de história, fomos responsáveis por grandes inovações. Algumas delas, como a apostila-caderno e a metodologia que interliga os conteúdos de diferentes disciplinas, revolucionaram o setor de material didático, assim como o da Educação de nosso país.
Tradição e Modernidade
Sempre nos ajustamos às mudanças com um olhar muito crítico. Por isso, nosso material é atualizado e ao mesmo tempo alicerçado nos conhecimentos acumulados pela humanidade, tratados por nossos autores especialistas de forma competente.
Posicionamento
Entendemos que, quando um aluno reconhece em seu dia a dia um conceito tratado na aula ou no material didático, ele está um passo à frente no processo de ensino-aprendizagem. Isso equivale a dizer que há muito tempo trabalhamos na prática com os conceitos de contextualização, interdisciplinaridade e construção dos próprios conhecimentos.
Futuro
O Sistema Anglo de Ensino continuará fiel ao lema “Aqui se ensina. Aqui se aprende.”, pois sabe que a educação de qualidade abre portas e transforma as pessoas e a sociedade.
Você está convidado a fazer parte dessa história!
A proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino para todo o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, tem a finalidade, em um primeiro momento, de motivar o aluno a querer aprender e assim consolidar os conhecimentos que construiu ao longo desse segmento.
A aquisição tranquila, porém sólida, de importantes requisitos que acompanharão o aluno por toda a sua vida escolar acontece por meio do planejamento de atividades adequadas, atraentes e contextualizadas.
Considerando-se a extensão do Ensino Fundamental, sabemos que as mudanças, da infância à pré-adolescência, são muitas e intensas. Por isso, ainda que o aluno seja exposto a desafios crescentes ao longo desse segmento, a relação afetiva e o sentimento de acolhimento também são contempladas na metodologia do Sistema Anglo de Ensino.
O material do Ensino Fundamental está dividido em duas fases:
Transição entre as fases
O planejamento na elaboração do material, do projeto gráfico ao grau de complexidade das atividades, permitem que a transição entre as fases – anos iniciais e anos finais – seja assimilada de forma organizada, gradual e espontânea pelos alunos.
Organização do material
Os alunos recebem quatro cadernos anuais, nos quais o conteúdo é distribuído por BLOCOS DE AULAS. O número de aulas destinadas a cada conteúdo é determinada levando-se em consideração a sua complexidade, a proposta dos autores e o planejamento da escola.
Precisão nos conteúdos
A TEORIA apresentada no material e EXPLORADA PELO PROFESSOR contém todas as informações essenciais ao desenvolvimento de cada assunto e será um dos pilares para que o aluno realize os EXERCÍCIOS DE CLASSE.
Estratégias pedagógicas
Todo conteúdo tratado em classe, por meio de diferentes linguagens e atividades, é, necessariamente, acompanhado por TAREFAS DE CASA e por atividades complementares que reforçam e aprofundam as informações necessárias à compreensão do assunto.
Voltar ao menuProposta adequada a cada segmento
– Equilibrar a teoria e a prática proporciona motivação constante e a construção natural dos conhecimentos.
Aproximação do cotidiano
– Reconhecer, no dia a dia, a finalidade de um aprendizado estimula o aluno.
Atualização constante e rigorosa
– Apresentar o conteúdo, ajustado à luz dos acontecimentos do momento, dá sentido aos estudos.
Relação entre as disciplinas
– Exercitar a interligação entre os conceitos, tratados em diferentes disciplinas, amplia o olhar do aluno.
Inovações tecnológicas
– Conhecer e saber utilizar novos recursos é fundamental no mundo atual.
Autor que conhece a sala de aula
– Passar a mensagem do jeito certo é a forma mais eficaz de contextualizar e pontecializar a aprendizagem.
Conteúdos em espiral
– Rever conceitos estratégicos permite o aprofundamento do que já foi visto e dá segurança para as novas aquisições.
Utilização de estratégias pedagógicas diversificadas
– Identificar informações sob diferentes formatos e linguagens exercita a capacidade de adaptação a novas exigências.
Projeto gráfico atualizado
– Utilizar estímulos e recursos adequados às tendências garante harmonia ao conjunto de informações.
Voltar ao menuAula dada. Aula estudada.
Metodologia é uma forma organizada para se desenvolver um trabalho e alcançar uma meta.
Para o Sistema Anglo, a eficiência de sua metodologia está baseada na:
Não por acaso, o lema “Aula dada. Aula estudada.” se encaixa perfeitamente na rotina das escolas usuárias dos materiais didáticos e da metodologia do Sistema Anglo de Ensino.
Hábito de estudo
A diversidade nas estratégias pedagógicas e nas atividades, as propostas que têm uma finalidade específica, mas que são reconhecidas pelos alunos em seu cotidiano, e o aprofundamento e consolidação dos conhecimentos fazem parte da metodologia especialmente desenvolvida para o Ensino Fundamental.
A ênfase no processo de aquisição e desenvolvimento do hábito de estudos diário, por meio das tarefas sistematicamente apresentadas ao final de cada aula ou bloco de aulas, as propostas de aprofundamento e de pesquisa e a preparação gradual do aluno para fazer a transição entre os anos iniciais e os finais do Ensino Fundamental dão contornos a uma metodologia eficiente e ajustada às várias faixas etárias dos alunos desse segmento.
Um acompanhamento que garante a eficácia da metodologia pedagógica.
Comunicação permanente com os professores
A qualquer momento, os professores das escolas parceiras podem fazer contato com a assessoria pedagógica do Sistema Anglo de Ensino e também com os autores dos materiais didáticos, por telefone ou pelo site. Além disso, o Canal Escola, na Web TV Anglo, e as videoconferências possibilitam a troca de informações, potencializando a aplicação de todas as propostas pedagógicas.
Eventos de atualização e capacitação
O Sistema Anglo promove, ao longo do ano, uma série de encontros cuja finalidade é atualizar e aprimorar a prática dos professores. O Congresso de Educadores do Sistema Anglo de Ensino, os Workshops e as Reuniões Regionais, além das reuniões específicas na escola, fazem parte do processo contínuo de acompanhamento das escolas parceiras.
Manual do professor
Esse material auxilia o professor a organizar suas aulas e se aprofundar nos conteúdos que serão desenvolvidos. Aponta os objetivos da aula, as finalidades pedagógicas de cada proposta e as possíveis variações para a exploração dos temas, além de apresentar possibilidades interdisciplinares, indicações bibliográficas, textos de referência e comentários às atividades.
Desenvolvendo bilíngues para o futuro!
Ter o domínio de um segundo idioma, hoje em dia é fundamental, ainda mais quando se trata do Inglês.
O Anglo de Jales - em parceria com Cambridge University Press Bilingual Program e a Speed Up Idiomas oferece o Ensino Bilíngue, para dar apoio aos alunos, no aperfeiçoamento do idioma.
Cambridge University Press Bilingual é o programa que combina a experiência e expertise da Cambridge University Press e Cambridge Assessment English para formar estudantes bilíngues, oferecendo uma abordagem única para o ensino e aprendizagem de inglês. Com conteúdo de qualidade e materiais pautados por padrões internacionais, avaliação de resultados e certificação, o programa foi desenvolvido para potencializar o ensino, a aprendizagem, o pensamento crítico e as habilidades sociais dos alunos, utilizando o inglês como ferramenta.
As provas serão obrigatórias, portanto, o certificado não é opcional, ou seja, os alunos terminarão o ensino médio com o certificado Internacional da Cambridge, o certificado de High School. As qualificações Cambridge Assessment English são aceitas por mais de 23.000 instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais em todo o mundo, proporcionando oportunidades infinitas para seus alunos atingirem o sucesso acadêmico e profissional.
A carga horária é mais extensa, proporcionando desenvolvimento contínuo de aprendizagem e todo o ensino já é elaborado de forma a preparar os alunos para os exames internacionais que eles farão.
• Carga horária infantil ao 4º ano - 4 horas semanais
• Carga horária 5º ano ao Ensino Médio - 3 horas semanais
O programa bilíngue no Anglo de Jales é oferecido para todas as etapas da vida escolar, da Educação Infantil ao 3º ano do ensino médio. O programa Cambridge University Press Bilingual prepara os alunos para serem cidadãos do mundo, de forma criativa, responsável, questionadora, inovadora e engajada, ajudando-os, assim, a terem sucesso no futuro. O que antes era considerado um diferencial na formação dos alunos, hoje é fundamental para o sucesso em um mundo globalizado.
Copyright © 2017-2025 Anglo Jales.
Todos os direitos reservados